sexta-feira, 3 de abril de 2009

A Questão Portuária - Desafios para o novo presidente da Codeba

Porto de Salvador
Permanece ainda indefinido o nome do próximo presidente da Codeba. Será o sexto presidente da empresa nos últimos seis anos. São falados os nomes dos engenheiros Sérgio Gaudenzi (PSB) e Jósé Rebouças(PR). Enquanto isso, os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus registraram expressivas quedas nas movimentações de cargas e receitas nos tres primeiros meses do ano, reflexo da atual crise internacional que vem afetando de forma expressiva as exportações, principalmente de produtos siderúgicos, químicos , petroquímicos e grãos.
O novo presidente da empresa terá pela frente grandes desafios, sendo o maior deles retomar os investimentos nos portos, principalmente no terminal de granéis sólidos de Aratu e, resolver o impasse existente, (aditivo ao contrato do Tecon ou concorrência para novo terminal) para ampliação do terminal de conteineres no porto de Salvador.
Equacionar a perda expressiva de cargas registrada em 2008 no porto de Ilhéus, que perdeu 90% da movimentação de soja e farelo para o terminal privativo do TPC e, como último desafio, atrair o setor privado para realizar investimentos em um novo terminal marítimo no porto de Salvador, nas áreas dos armazéns 1 e 2.
Esperamos que a definição do novo presidente seja breve visto os enormes desafios que se apresentam nos portos baianos e a importâncias dos portos para a economia de Salvador, Ilhéus e toda Bahia.

Osvaldo Campos -Engenheiro e Mestre em Administração, é autor da tese " Portos e Competitividade - A Questão Portuária na Bahia. Foi membro do Conselho de Autoridade Portuária dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus (2001-2006) e diretor da empresa (1983-1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário